top of page
pexels-pixabay-416809.jpg

Porque se exercitar com consultoria?

 

Somente após realizarmos a AVALIAÇÃO FÍSICA DIGNÓSTICA, onde serão coletadas todas as informações de como a pessoa se encontra no momento da avaliação, tanto física quanto fisiologicamente, podemos começar a prescrição de um Exercício Físico INDIVIDUALIZADO.

Os treinos são planejados baseados nos resultados da anamnese, antropometria, composição corporal, aptidão cardiorrespiratória, aptidão metabólica, aptidão muscular, flexibilidade e preferências do(a) cliente. Com todas essas informações, aliadas a um profundo conhecimento em FISIOLOGIA DE EXERCÍCIO e PRESCRIÇÃO DE TREINAMENTO, será possível trilhar o melhor caminho para alcançar EXCELENTES RESULTADOS!

Como funciona?

As prescrições de treinamento físico seguem bases metodológicas e guidlines

que irão nortear a organização da prescrição do treino. A definição destes

exercícios físicos deverão contemplar os seguintes passos:

  • Modalidade

  • Gasto calórico

  • Frequência Semanal

  • Duração

  • Intensidade

  • Progressão

 

Modalidade - Baseado nas informações da avalição física, o início do treino será composto de exercícios aeróbicos, de força ou ambos.

Gasto Calórico - É o quanto vamos precisar gastar de energia em Kcal para tirar o organismo da homeostase (estado de equilíbrio), de forma a gerar uma perturbação celular. Através desta desorganização celular, é possível quebrar a homeostase de repouso e provocar no organismo uma adaptação FISIOLÓGICA conhecida com SAG, Síndrome da Adaptação Geral.

Frequência Semanal - Sabendo quantas Kcal é preciso gastar na primeira sessão, calcula-se a necessidade das quantidades semanais e mensais. A partir daí pode-se saber quantos dias por semana será necessário treinar.

Duração - Quanto tempo na esteira? Quanto tempo de musculação? Estas perguntas são frequentes  e a resposta sem vai ser que depende de vários fatores. O tempo precisa ser calculado a partir dos resultados do gasto calórico encontrado.

Intensidade - É preciso se seja definida a partir dos testes IMPRESCIDÍVEIS de VO2 máximo e subjetivos de 1RM. A intensidade do treinamento é fundamental para a definição do caminho a seguir e depende do tipo de resultado que se deseje alcançar: queima de gordura, hipertrofia, aumento da força, performance, etc.

Progressão - Sabendo-se que o organismo tem o poder de se adaptar e se manter em homeostase (estado de equilíbrio), para que o exercício seja efetivo e provoque respostas agudas e crônicas, é necessário que exista uma progressão constante de uma sessão para outra, fazendo com que o organismo esteja sempre na busca do equilíbrio. Através das progressões programadas, chamadas de PERIODIZAÇÃO DO TREINAMENTO FÍSICO e dos descansos necessários, a homeostase de repouso estará sendo quebrada e os resultados sendo alcançados.

fat-man-belly-is-very-big-standing-using-tape-measure-around-his-waist_42128-113.jpg
jonathan-borba-zfPOelmDc-M-unsplash.jpg
bottom of page